quinta-feira, 12 de maio de 2011

GRUPE participa da VIII Semana de Humanidades

O GRUPE prestigiou, entre os dias 03 e 06 de maio, a VIII Semana de Humanidades, evento promovido pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Estadual do Ceará.
Com o tema "Humanidades: entre fixos e fluxos", a programação conferiu destaque às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das Humanidades, além de reafirmar a integração entre Graduação e Pós-Graduação, com a promoção do II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades UFC/UECE.

O representante do GRUPE, com o propósito de preparar-se para a implantação da planejada revista eletrônica do projeto, participou do minicurso "Criação e Gerenciamento de Periódicos Eletrônicos", ministrado pela professora da Universidade de Santa Catarina, Úrsula Blattmann.



A professora convidada utilizou, em sua explanação, a plataforma criada pela UFSC, "Oficina da Incubadora de Periódicos" (http://oficinas.incubadora.ufsc.br/), que, em breve, também será adotada pela UFC para fomentar a criação de periódicos por seus projetos de pesquisa e extensão. Sobre o assunto, conversamos rapidamente com a professora Virgínia Bentes, que compõe a Comissão para Criação do Portal de Periódicos da UFC - a esse tema, dedicaremos entrevista especial, na qual poderemos discutir todos os detalhes do projeto com a referida docente.

O esboço de nossa revista eletrônica já foi criado, com a valiosa contribuição do minicurso e da professora responsável. Nosso próximo passo será a organização de sua comissão editorial, a definição de sua periodicidade e dos critérios de formatação dos artigos. Desde já, lançamos o convite aos nossos leitores para contribuir com a concretização deste projeto, seja com o envio de seus trabalhos, seja com a leitura assídua da produção em nossa página, que em breve será divulgada no blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário