quinta-feira, 9 de junho de 2011

Brasil é o quarto mais otimista do mundo em relação ao emprego em 2011

O Brasil está entre os cinco países mais otimistas em relação ao emprego em 2011. O estudo International Business Report 2011 realizado pela Grant Thornton e divulgado nesta segunda-feira (6) revela que o País ocupa o 4º lugar no ranking mundial.

A pesquisa revela que o indicador brasileiro foi de +47%, perdendo apenas para a Índia (+64%), Turquia (+60%) e Vietnã (+57%). Com este indicador, o otimismo do Brasil está bem acima da média global, que é de +19. O levantamento foi realizado com mais de 11 mil empresas de 39 países.

“A economia brasileira está aquecida, porém, nesse momento, é preciso ficar atento ao rumo da política monetária: cambial, controle da inflação e taxa de juros, que começam a gerar incertezas no mercado. O otimismo para as expectativas de emprego nas empresas privadas brasileiras é elevado e tem consequências diretas nas variáveis macroeconômicas como a inflação”, afirma o responsável pelo estudo na América Latina da Grant Thornton, Javier Martínez.

Em relação aos menos otimistas, destacam-se a Irlanda (-35%), Grécia (-35%), Espanha (-16%), Itália (-3%) e a França (-1%).

Por região

Na análise por região, a América Latina se destaca, já que é a maior empregadora, com 42%, seguida dos países do Bric (Brasil, Rússia, China e Índia), com 39%, e Ásia (exceto o Japão), com 38%.

Em contrapartida, as regiões que apresentam o menor percentual de empresários contratando são a Zona do Euro (-2%) e o grupo dos países europeus Portugal, Itália, Grécia e Espanha (-21%).

Índice de emprego

Os dados indicam ainda que o índice de emprego brasileiro no primeiro trimestre de 2011 foi de +32%. Na comparação com o último trimestre do ano passado, houve uma queda de 13 pontos percentuais, já que no período o indicador foi de 55%. 

“Os dados mais recentes falam de uma queda no otimismo em emprego, uma situação natural quando já há dados de desempenho dos primeiros meses do ano, como a retração da produção industrial na economia brasileira”, explica Martínez.

Em 2010, o índice de otimismo em emprego nas empresas brasileiras foi de apenas +11%, bem menor que o índice em 2009 (+53%), porém, acima da média global (-8%).

A pesquisa IBR 2010 foi feita ao final do ano 2009, período ainda afetado pela recessão econômica mundial. Países como Estados Unidos (-33%) e Reino Unido (-30%) mostraram pessimismo, mais nunca tão pronunciado como Irlanda (-58%) ou Espanha (-38%). Frente a este cenário, os dados de 2011 são muito mais positivos em todo o mundo. 

Fonte: Site Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário