terça-feira, 30 de agosto de 2011

Micros geram 78% das vagas em julho


De cada cem vagas formais de trabalho geradas em julho, 78 eram nas micro e pequenas empresas. Apenas no mês passado, os pequenos negócios geraram 109,5 mil postos com carteira de trabalho assinada. Destes, 107,9 mil foram gerados nas microempresas que têm menos de quatro funcionários. As informações são de levantamento do Sebrae baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.                         

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 71% do total de empregos registrados no país de janeiro a julho deste ano, contra 68% no mesmo período de 2010.        

A tendência se repete em todo o ano. A fatia dos pequenos negócios superou a média histórica de contribuição para a geração de emprego formal, de 52% do total. 

"O dinamismo econômico do nosso país com destaque para a distribuição de renda favorece um processo que se retroalimenta, impulsionando os negócios e as oportunidades de trabalho", avalia o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, salientando que as micro e pequenas empresas são um segmento intensivo em mão-de-obra.        

Até julho, as micro e pequenas empresas geraram 1,004 milhão de postos de trabalho formais. No mesmo período de 2010, foram 1,131 milhão de vagas. "As micro e pequenas empresas são fundamentais porque, não só empregam mais, como ajudam a gerar renda em torno do seu negócio. Fomentar os micro e pequenos negócios significa aumentar o número de empregos", diz o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.           

Em julho, os setores de comércio e de serviços foram os que mais contrataram: respectivamente, 17,9% e 28,3% do total de novas vagas. Foram seguidas por: construção civil (13,1%), indústria de transformação (11,1%), agricultura (6,4%), indústria extrativa mineral (0,7%), e serviços industriais de utilidade pública (0,3%).

Fonte: Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário