quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica de Filme: Eles Não Usam Black Tie

A sugestão de filme neste mês de outubro é um clássico do teatro nacional, adaptado para o cinema. "Eles Não Usam Black Tie", escrito por  Gianfrancesco Guarnieri, celebrou 50 anos de seu roteiro original no ano de 2008, oportunidade em que o jornal Folha on line publicou notícia em referência à obra.


                         

Orlando Fassoni, em crítica do filme "Eles Não Usam Black-Tie", de Leon Hirszman na Ilustrada de 28 de setembro de 1981, observa as discrepâncias do circuito cinematográfico brasileiro.

Embora a produção nacional tenha recebido o Leão de Ouro do Festival de Veneza daquele ano, ela ficou confinada a uma única sala exibidora em São Paulo.

O filme gira em torno dos problemas enfrentados por uma família da periferia de São Paulo: o pai está sem emprego, o filho fura a greve da fábrica para poder lidar com a gravidez da namorada, e a mãe vê a família se desintegrar à medida que a história avança.

O roteiro foi baseado na peça homônima escrita por Gianfrancesco Guarnieri (quando tinha 21 anos) e encenada na cidade em 1958. O texto também destaca o elenco comandado "por dois nomes de categoria no teatro nacional, Fernanda Montenegro e o própro Guarnieri".

A peça foi um sucesso na época, mas demorou para ser adaptada para o cinema porque nenhum produtor queria investir dinheiro em um texto "essencialmente teatral".

Fassoni escreve que "Hirszman provou o contrário. Afinal, os limites entre a linguagem do teatro e a do cinema podem ser derrubados com sensibilidade, inteligência e criatividade".

A reportagem recorda que, no final dos anos 50, a história se passava no Rio de Janeiro. No entanto, Hirszman resolveu ambientá-la na "mais convulsionada cidade do país, São Paulo, onde são mais intensos os problemas de greves operárias e, com certeza, os conflitos de gerações, a questão do desemprego e da violência urbana, elementos tratados no filme com a atualidade e objetividade que requerem".

Segundo Guarnieri, a maior preocupação para adaptar um texto 1958 para 1981 foi "atualizar as situações, usando a greve de 1979 deflagrada pelos metalúrgicos do ABC".

Com isso, "Eles Não Usam Black-Tie" faz parte de um registro da posição ocupada pela classe operária no processo político-social brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário