Dia das mães. A data é comemorativa e tem tradição de vender presentes para agradar a quem se ama. Mas as três semanas que antecipam o segundo domingo de maio também surgem como oportunidade de ganhar dinheiro extra e entrar no mercado de trabalho. Quem está em busca de emprego, o momento é esse. Serão 2,3 mil trabalhos temporários só nos shoppings do estado do Ceará.
As contratações estão previstas para essa semana - a última de abril - e as vagas são, principalmente, para o varejo. Abílio do Carmo, presidente da Alshop, Associação Brasileira de Lojistas de Shopping do Ceará, diz que os 22 shoppings do Estado irão contratar mais de duas mil pessoas.
Realizado duas vezes ao ano, no Dia das Mães e no Natal, o programa “É hora de contratar” vai trazer oportunidade para mais de 2,3 mil cearenses. Abílio diz que os 22 shoppings que fazem parte da Alshop-CE estarão dando oportunidade para o jovem trabalhar com seu primeiro emprego na área de interesse. O contrato dura 30 dias, oficialmente. Além do emprego temporário, o jovem tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho.
Os interessados devem ir ao escritório da associação em cada shopping ou na própria Alshop. Entre os benefícios, os novos profissionais terão carteira registrada. Abílio diz que não é necessária experiência profissional para se inscrever no projeto. A maior parte das contratações é para lojas de varejo, em cargos de vendedor, caixa, estoquista, empacotador e atendente de crédito. O quadro de funcionários das lojas de departamento já foi fechado.
Abílio acredita que os candidatos interessados naquilo que vão fazer, que gostam de vendas e com boa comunicação são os requisitos mais importantes na hora da contratação temporária. Desses dois mil, 10% serão efetivados. “Os melhores”, acredita Abílio. Os que forem mais dedicados e tiverem uma boa postura profissional. Nesse caso, os requisitos devem ser preenchidos pelos critérios da empresa. As lojas com até 10 colaboradores, possuem piso salarial de R$ 530, as que possuem mais que isso, têm piso de R$ 560.
Segundo Abílio do Carmo, a Delegacia Regional do Trabalho vai fiscalizar todas as contratações. As mulheres ganham em número de contratações nos shopping centers. Abílio explica que como as lojas mais comuns são de vestuário feminino, bijuterias e sapatarias, as mulheres têm mais interesse. Os homens trabalham mais com segurança. (Colaborou Luar Maria Brandão)
10 DICAS PARA VOCÊ CONQUISTAR SUA VAGA
1. Seja rápido. Monte o quanto antes seu currículo e deixe na Associação de Lojistas do Shopping na qual você deseja trabalhar. Escolha um ou dois shoppings mais próximos da sua casa ou de mais fácil acesso.
2. Como as vagas não exigem experiência profissional, o currículo é bem simples: coloque no topo da página nome completo, idade e endereço. Em seguida, liste sua formação, cursos complementares e de línguas, se tiver. Coloque em cada item o local onde você realizou os cursos e o período.
3. Jamais entregue seu currículo feito à mão. Se não tiver computador, passe numa lan house e redija-o. A leitura digitada é bem mais fácil ao empregador.
4. Quer dicas visuais de como organizar seu currículo? Acesse www.meucurriculum.com.br. Currículo organizado diz muito de um futuro contratado.
5. Se entregou o currículo e, depois de uma semana, o empregador não deu retorno, ligue. Pergunte se, por gentileza, seu currículo foi avaliado e se existe interesse. Em caso negativo, vale tentar outra associação de lojistas. Em caso afirmativo, procure saber quando será a entrevista de emprego.
6. Foi chamado? Chegue com pelo menos meia hora de antecedência ao local da entrevista.
7. Não traje roupas muito chamativas, decotadas, maquiagem pesada, chinelos ou perfume de fragrância forte. Vai que o empregador tem alergia... É bom não arriscar.
8. Durante a conversa, procure ser gentil, sempre. Não esqueça saudações como bom dia, boa tarde ou boa noite; “como vai?” e “até breve!” podem fazer a diferença.
9. Demonstre ser comunicativo e dinâmico, que gosta sempre de aprender coisas novas e, acima de tudo, mostre empenho em trazer os melhores resultados à empresa.
10. Ah! Acompanhe o noticiário, com foco na área em que você pretende trabalhar. Apesar de não exigir experiência, mostrar conhecimento é importante.
Fonte: http://www.opovo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário