terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

I Seminário do GRUPE

Em novembro de 2009, o GRUPE organizou seu primeiro seminário, no auditório da Universidade Federal do Ceará. O eventou contou com a participação de estudantes e profissionais dedicados ao Direito Trabalhista e foi prestigiado por alunos de diversas instituições de ensino superior.


A fim de dar amplitude às discussões já promovidas quinzenalmente por seus integrantes, foram reunidos estudiosos de grande prestígio e advogados com experiência reconhecida para ministrar palestras e mesas redondas, sempre conduzidas por representantes do projeto extensionista.
O tema inicial, "A desjudicialização de conflitos, conciliação judicial, mediação e arbitragem", foi objeto discussão entre os convidados Konrad Saraiva Mota, Mário Parente Teófilo Neto, Carlos Chagas e os grupeiros Nathália Meneses e Clóvis Renato, logo após a abertura do evento, em que se fizeram presentes o Coordenador da Faculdade de Direito, Professor Fernando Basto Ferraz, e o então Coordenador de Atividades Complementares, professor Regnoberto Marques.


No segundo e último dia de palestras, dois temas importantes receberam destaque: o primeiro deles, "Formalismo-valorativo: uma visão eficacional do processo comum e do Processo do Trabalho", teve como palestrante o Mestre pela UFC e integrante do GRUPE Davi Peixoto, acompanhado do professor tutor do projeto, com quem debateu a questão. A palestra final, "Funcionamento do comércio aos domingos", permitiu um debate rico sobre assunto bastante atual. Eudes Xavier, Nelson Martins, além dos grupeiros Ana Karmen Fontenele, Regina Sônia Farias e Thiago Pereira de Azevedo, compuseram a mesa e proporcionaram aos estudantes presentes um instigante debate sobre o tema.





No terceiro dia do encontro, conferiu-se espaço à produção científica voltada para a disciplina trabalhista, sem olvidar, todavia, a interdisciplinaridade. Dez resumos foram apresentados, escritos por alunos de Direito da UFC, FA7, UNIFOR e Christus, além do curso de graduação em Administração da Universidade Federal. O êxito na execução do evento nos motivou a organizar o II Seminário do GRUPE, em 2010, sobre o qual se dedicará post específico em breve.
Aos que contribuíram para a realização do seminário e àqueles que prestigiaram o evento, nossos cordiais agradecimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário