sexta-feira, 18 de março de 2011

Dica de filme - China Blue




Neste mês de março, o GRUPE sugere aos seus leitores o documentário "China Blue", trabalho norte-americano dirigido por Micha X. Peled, produzido em 2005. Ambientado em uma fábrica de jeans na China, o documento acompanha a jornada de trabalho de Jasmine e de outras adolescentes  para atender à demanda internacional. Os comentários reproduzidos adiante foram retirados do blog docverdade, que apresenta outros trabalhos não-ficcionais voltados para os direitos humanos e para a defesa do meio ambiente.

"Comentário dos Produtores: Elas vivem amontoadas nos dormitórios das fábricas, onde a água tem que ser trazida para cima em baldes. Suas refeições e o aluguel são deduzidos de seus salários que não chegam a um dólar diário.
A maioria dos jeans que elas fazem nas fábricas são comprados por negociantes nos Estados Unidos e outros países.  China Blue leva o espectador para dentro das fábricas de jeans no sudoeste da China, onde  adolescentes lutam para sobreviver a cruéis condições de trabalho.
Mostrando as perspectivas de tanto do alto como dos baixos níveis da hierarquia da fábrica, o filme aborda o complexo assunto da globalização no sentido humano.
O filme, que foi feito sem a permissão das autoridades chinesas, oferece um relatório alarmante sobre as pressões impostas pelas companhias ocidentais e suas consequências humanas; como os verdadeiros lucros são obtidos e mantidos nos países de primeiro mundo; O final inesperado mostra a conexão entre as trabalhadoras exploradas e os consumidores americanos ainda mais claros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário