terça-feira, 7 de junho de 2011

MS: Caderno de Direitos será traduzido em braile

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região firmou na semana passada o Acordo de Cooperação Técnica com o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação. O acordo, assinado na Governadoria pelo Governador André Puccinelli e pelo Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, permitirá a tradução do Caderno de Direitos Trabalhistas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em formato de vídeo, e para o Sistema em Braille.

O Projeto, que consiste basicamente na realização de palestras sobre os direitos e deveres do trabalhador e de audiências simuladas, tem como material de apoio didático o Caderno de Direitos Trabalhistas, produzido inicialmente em língua portuguesa e, posteriormente, traduzido para as línguas indígenas Terena e Guarani-Kaiowá.

A edição em português é distribuída nas escolas da rede pública que participam do Projeto por meio de Acordo de Cooperação Técnica já firmado com a Secretaria de Estado de Educação, e a edição em língua indígena, nas Aldeias e órgãos de defesa e proteção do índio.

"Este Tribunal também está cioso da importância de se disponibilizar o Caderno em formato acessível para as pessoas com deficiência visual e auditiva. Para tanto, mister se faz converter o conteúdo da publicação, respectivamente, para o Sistema Braille de escrita e leitura e para a Língua Brasileira de Sinais - Libras", afirmou o Desembargador Márcio Thibau.

"Cuida-se de ação afirmativa de largo alcance social. Esse recurso de acessibilidade assegura mais autonomia, igualdade de oportunidades, não discriminação e respeito pela diferença. Também permite um maior conhecimento do exercício emancipador do trabalho. Finalmente, possibilita que esse universo de pessoas amplie sua cidadania e sinta-se efetivamente incluído na sociedade" completou o Presidente do TRT.

Fonte: Correio do Estado (Texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário