quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasil cai 16 posições em ranking internacional sobre otimismo de empresários com emprego

O Brasil perdeu 16 posições no ranking de expectativas sobre emprego no 2º trimestre de 2011,indo da 4ª para a 20ª posição, aponta o IBR (International Business Report), relatório elaborado pela consultoria Grant Thornton.  

O índice do Brasil vem caindo desde o final do ano passado, chegando a 26%, abaixo da média global de 26%. No 1º trimestre de 2011 ele era de 32% e, no 4º de 2010, estava em 55%. A pesquisa consulta 11 mil empresas privadas em 39 países. 

De acordo com Javier Martinez, responsável pela IBR na América Latina, “a crise financeira internacional aliada à volatilidade do câmbio estão mexendo com a confiança dos empresários e influenciando na queda de otimismo”.   

- A baixa do dólar em relação ao real atrai muitas importações e torna difícil paras empresas nacionais competirem.     

Os países mais otimistas com o nível de emprego nas companhias privadas foram Índia (76%), Turquia (60%) e Suíça (56%). Entre os mais pessimistas estão Holanda (-24%), Grécia (-20%) e Espanha (-19%).   

- Há muita incerteza ainda com o futuro da economia de alguns países da zona do Euro. Os governos e organizações mundiais como o FMI (Fundo Monetário Internacional) precisam demonstrar que serão capazes de guiar a economia e tomar as decisões que passem credibilidade. Somente assim os empresários poderão elevar a confiança de que não ocorrerá uma estagnação.     

A América do Norte é a maior empregadora, com índice de 46%. Os Brics (Brasil, China, Rússia e Índia) têm 39%. Já os países europeus europeus são os que menos estão contratando: Portugal, Itália, Grécia e Espanha (-15%).

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário