sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dica de filme: Trabalho Interno



O filme sugerido neste mês foi ganhador do Oscar 2011 na categoria documentário. Trata-se de "Trabalho Interno", que retrata a crise econômica mundial iniciada em 2008, cujos reflexos sociais, dentre outros, foram evidentes no âmbito laboral.
Logo abaixo, colacionamos crítica escrita pelo jornalista Daniel Herculano para o jornal O Povo online:

"Vencedor do Oscar de documentário, Trabalho Interno (Inside Job, 2010) de Charles Ferguson, é uma aula de cinema que minuciosamente explica, passo a passo como se deu a crise econômica de 2008. Para entender, a tal crise ocorreu quando os bancos, conglomerados financeiros e companhias de seguro venderam ações que não valiam nada, lavaram dinheiro e fraudaram clientes, para depois pedir falência ou ajuda dos respectivos governos. Dividido em cinco partes, o longa parte da origem da crise até sua prestação de contas, e didaticamente explica e expõe em depoimentos, o que aconteceu. O mais impressionante é a falta de respostas, as gaguejadas e a cara de pau de vários dos envolvidos, ao comentar o assunto.

Incrível, assustador e direto ao ponto, o documentário não apenas aponta o dedo aos culpados, mas explica como tudo aconteceu, e que, de alguma forma, poderia ter sido evitado com uma regulamentação e mais rigor dos governos. Entra em cena o conflito de interesses, o uso dos especialistas em economia para justificar o injustificável e as explicações que não explicam nada. Ferguson comprova total conhecimento do tema, demonstra ter trabalhado com pesquisas detalhadas e muito de jornalismo investigativo ao fazer perguntas incisivas, e, sem escolher lado, ataca os governos de Reagan, Bush, Clinton, W. Bush e por fim, Obama. Já nas locadoras e com a narração de Matt Damon, Trabalho Interno é um documentário histórico, para ver, rever, ter em casa, e com um Making Of que funciona como um complemento à obra. Entrevistas, trailers;


NOTA extras: 8,0; NOTA filme: 10,0."

Fonte:  Daniel Herculano, O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário