sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Abertas as inscrições para voluntários do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania


Magistrados, servidores da Justiça do Trabalho do Ceará e advogados vão poder compartilhar conhecimentos com um público diferente do que estão habituados a atender cotidianamente. O projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) recebe nos próximos dias inscrições de voluntários interessados em visitar escolas públicas entre os dias 30 de agosto e 15 de setembro para tirar dúvidas de alunos sobre temas como direitos trabalhistas, acesso à Justiça, direitos humanos e cidadania.
As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 85 32610197 ou pelo e-mail tjc@amatra7.com.br. É preciso informar em qual dia o interessado pretende realizar a visita. As visitas ocorrerão sempre entre as 15h e 17h e os voluntários podem escolher entre seis opções de datas para irem às escolas (veja abaixo).
Será a terceira etapa do projeto que conta com o apoio institucional do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). Em março, cerca de 150 professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas aprenderam noções de direito, ética e cidadania durante o I Seminário de capacitação de multiplicadores, realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região. Os conhecimentos adquiridos pelos professores foram repassados aos alunos.
A segunda etapa foi realizada em maio deste ano, por meio de um convênio com faculdade privada Fortaleza. Um grupo de universitários da instituição foi selecionado para visitar escolas e capacitar os alunos.
Trabalho, Justiça e Cidadania: O projeto TJC tem como objetivo proporcionar maior integração entre o Poder Judiciário e a sociedade. Também estimula o respeito aos direitos humanos, o amplo acesso à Justiça e o fortalecimento da cidadania. Além do Ceará, outros 19 estados participam da iniciativa que tem a expectativa de capacitar cerca de 5 mil professores e beneficiar mais de 50 mil alunos.
O TJC também irá contribuir para que os órgãos do Poder Judiciário cumpram a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça, que prevê a implantação de programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas.
Ele foi idealizado pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), em parceria com as associações estaduais (Amatras) e com secretarias de educação.

HORÁRIO DAS VISITAS ÀS ESCOLAS:
DIA 30/08 - 15 às 17h - ESCOLA MARECHAL JUAREZ TÁVORA (Bairro de Fátima)
DIA 01/09 - 15 às 17h - ESCOLA JOAQUIM NOGUEIRA (Parquelândia)
DIA 06/09 - 15 às 17h - ESCOLA MARWIN (Cristo Redentor)
DIA 08/09 - 15 às 17h - ESCOLA ÍCARO MOREIRA (Bom Jardim)
DIA 13/09 - 15 às 17h - ESCOLA JOSÉ DE BARCELOS (Messejana)
DIA 15/09 - 15 às 17h - ESCOLA JOAQUIM ALBANO (Dionísio Torres)
Fonte: TRT 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário