sexta-feira, 21 de outubro de 2011

McDonald's é convidado a explicar denúncia de trabalho escravo



    O McDonald's foi convidado pela Câmara dos Deputados a dar explicações, em audiência pública, sobre a sua política salarial e a jornada de trabalho dos seus funcionários.
    O requerimento para a apresentação dos representantes da lanchonete na Câmara foi aprovado na quarta-feira (19), pela CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público). A audiência ainda não tem data marcada.

    A denúncia foi motivada pelo vídeo disponível no site "Uma jornada criminosa" em que o McDonald's é acusado de ter política salarial "análoga à escravidão". De acordo com o vídeo, a lanchonete pagaria aos seus funcionários R$ 2,52 por hora trabalhada, totalizando salários inferiores a um salário mínimo, por jornada de 44 horas de trabalho, em que horas de intervalo seriam descontadas à revelia dos funcionários.
    O cálculo feito pelo McDonald's é chamado de "jornada móvel e variável" e foi denunciado pelo Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região) ao TST (Tribunal Superior do Trabalho).


    Confira o vídeo:




Fonte: Folha.comjornadacriminosa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário