domingo, 22 de maio de 2011

Mundos do Trabalho na Praça terá início nesta terça-feira


 A população acostumada a passar apressada pelo centro de Fortaleza vai encontrar uma novidade na Praça do Ferreira entre os dias 24 e 28 de maio. Juízes, procuradores, diretores, gerentes, empregados e servidores públicos de cerca de 30 instituições vão deixar seus gabinetes e ir à praça pública atender cidadãos. Sem burocracias, quem passar pelo local poderá emitir documentos, ser encaminhado para empregos, receber orientações sobre direitos e participar de oficinas. Será a terceira edição do programa Mundos do Trabalho na Praça.

 A lista de serviços gratuitos do Mundos do Trabalho inclui, por exemplo, emissão de carteira de trabalho, CPF e RG, cadastro e encaminhamento a empregos e programas sociais, orientações jurídicas, informações sobre empreendedorismo e obtenção de crédito. Também será possível participar de oficinas sobre direito trabalhista, meio ambiente e combate ao trabalho escravo, além de ver exposições e apresentações culturais de grupos cearenses.

 “O objetivo do Mundos do Trabalho na Praça é disseminar massivamente serviços e informações essenciais para o exercício de uma cidadania plena”, explica o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargador José Antonio Parente. Ele também destaca como uma das características do programa o atendimento rápido e a dispensa de formalidades e de trâmites burocráticos que desmotivam o cidadão a procurar direitos.

 Na primeira edição, realizada em 2009, cerca de 6.000 pessoas foram atendidas em um único dia. No ano seguinte, os dias de atendimento foram ampliados para três e mais de 20 mil cidadãos foram beneficiados. Neste ano, juízes, procuradores, diretores, gerentes, empregados e servidores públicos permanecerão na praça por cinco dias representando cerca de 30 instituições. O número é quase o dobro das 16 instituições que há dois anos participaram da primeira edição do programa idealizado pelo TRT/CE.

Uma das pessoas que se beneficiaram do Mundos do Trabalho foi a comerciária Edna Maria de Freitas Rocha. Ela foi avisada pela irmã sobre a edição anterior do programa e decidiu ir à praça descobrir quando poderia requerer a aposentadoria. Edna acreditava que o pedido só poderia ser feito em três anos. “Fiquei muito contente com a notícia que recebi. Descobri que faltavam apenas onze meses para a aposentadoria”, diz. Passado um ano, se ainda não tiver feito o pedido, Edna poderá aproveitar a edição de 2011 do Mundos do Trabalho e sair da praça aposentada.

 Para a professora da Universidade Federal do Ceará e uma das coordenadoras do programa, Adelaide Gonçalves, o Mundos do Trabalho é uma maneira eficaz de integrar políticas públicas dirigidas ao trabalhador. “São muitas e diversas as políticas públicas que se dirigem ao trabalhador. Concentradas em um mesmo espaço físico, a Praça do Ferreira, uma praça da cidadania, elas ganham ainda mais ressonância”, explica.

Prestação de serviços: O atendimento à população será realizado de 8h às 17h, entre os dias 24 e 28 de maio. Assim que chegar à Praça do Ferreira, o cidadão encontrará unidades de atendimentos de todas as instituições. Além de guichês, unidades móveis como ônibus e trailers também funcionarão como salas de atendimento. Já as oficinas serão realizadas em prédios localizados nas redondezas da praça. Durante todo o evento, monitores irão orientar quem for ao local.

Para obter informações sobre Mundos do Trabalho existem dois canais de comunicação. Um deles é o blog do evento, onde é possível conhecer todos os serviços que a população terá acesso e saber quais instituições irão à praça. O endereço do blog é http://mundosdotrabalhonapraca.blogspot.com/. Outro canal de informações é o telefone da Escola Judicial do TRT/CE: 85 33889339.

Este evento funciona como mais uma prova de que o Direito do Trabalho é eminentemente social, buscando garantir a dignidade da pessoa humana em todos os seus âmbitos. Não basta apenas a atuação jurídica, é necessária a promoção da cidadania como um todo, integrando desta forma o trabalhador no seio da sociedade e promovendo a emancipação da população cearense.
             
Esperamos que a população cearense compareça em grande número à Praça do Ferreira nestes dias, buscando os serviços que serão ofertados.

Parabenizamos a iniciativa de todos os órgãos e pessoas envolvidas na organização e promoção do Mundo do trabalho nas preças e torcemos para que esta seja mais uma dentre as várias edições que serão promovidas posteriormente.

Fonte: ASCOM/TRT7

Nenhum comentário:

Postar um comentário