quarta-feira, 8 de junho de 2011

Por dentro do programa de trainee: há vínculo empregatício e direitos são iguais a de qualquer trabalhador

O início de carreira é sempre difícil para os jovens. Qual o momento certo de entrar no mercado de trabalho e em que área atuar são algumas das dúvidas da maioria dos recém-formados ou daqueles que estão terminando a graduação. E, embora o mercado venha aumentando a oferta de vagas para trainees, muitos não sabem se vale a pena entrar para um programa nestes moldes por pura falta de conhecimento.
De acordo com os especialistas de RH, o primeiro passo é entender como funciona um programa de trainee. Diferentemente do estagiário, que é contratado apenas durante o período acadêmico, o trainee é um profissional recém-formado, com vínculo empregatício formal e que tem direitos iguais a qualquer trabalhador. O estagiário, por sua vez, não tem direito a aviso prévio, ou 13º salário e a empresa não contribui com o INSS e nem com o FGTS. Quanto às férias, se estiver na empresa há um ano, o estagiário poderá usufruir do benefício.
Nos programas de trainee, os profissionais são treinados para ocupar um cargo dentro da organização — no geral, eles têm duração de um a dois anos, mas a empresa pode optar por uma período mais amplo. No caso dos programas de estágio, o período deve ser determinado — não pode ser inferior a seis meses nem ultrapassar a dois anos, podendo ou não o estagiário ser efetivado pela empresa depois desse tempo.
O trainee tem vínculo empregatício formal e direitos como qualquer trabalhador. Ilustração: Google Imagens
"As empresas hoje, ao lançar um programa de trainee, pensam em sucessão de carreira, em oxigenar as áreas da organização, ter profissionais bem formados e com talento para serem desenvolvidos" afirma Gustavo Nascimento, gerente de relacionamentos da Foco Talentos.
Para Claudia Tinoco, diretora da ABRH e da Ability Recursos Humanos, é muito importante que estagiários ou trainees estejam alinhados aos valores da organização. Por isso, é essencial que os candidatos busquem informações sobre as empresas antes de disputar uma vaga:
"Não é aconselhável ficar mudando de estágio ou de empresa com muita rapidez. Isso prejudica o currículo. Não é bem visto no mercado. É preciso ter foco na carreira e saber realmente o que está querendo" diz Claudia. A dica é: seja menos ansioso em relação à carreira e busque se desenvolver na própria empresa em que está trabalhando.
Caso a organização não ofereça a oportunidade, acrescenta ela, veja se existe a possibilidade de fazer um job rotation pelas várias áreas de interesse para conhecer o trabalho desenvolvido em cada uma delas.
Devido à grande quantidade de candidatos disputando as vagas, os processos seletivos estão cada vez mais criteriosos para que, de fato, sejam encontrados verdadeiros talentos. Ao mesmo tempo, diz Nascimento, os candidatos precisam estar preparados para todas as etapas do processo de seleção:
Não existe uma receita de bolo, mas o candidato deve estar preparado tanto fisicamente, levando-se em consideração alimentação adequada, roupas discretas e pontualidade, por exemplo, como psicologicamente, procurando ser o mais fiel à sua identidade nas respostas, sem esquecer de manter uma etiqueta corporativa.
Além disso, diz o consultor, é importante que os candidatos sejam honestos com relação ao que realmente podem fazer, pois certamente serão cobrados no dia a dia de trabalho por seus gestores. Antes de tudo, diz ele, o candidato deve lembrar que está num ambiente corporativo. E isso implica usar o vocabulário adequado, onde as gírias estão fora de cogitação.
As carreiras mais solicitadas pelas empresas para participar de programas de trainees são administração, engenharia, economia, marketing e tecnologia. A maioria dos programas exige inglês fluente e, não raro, conhecimentos em outro idioma. Dependendo da empresa, o processo é composto por quatro ou cinco etapas, desde provas on-line a entrevistas com os gestores das áreas, mas atualmente faz-se necessário um processo minucioso :
Devido ao investimento que o trainee representa para a empresa, a margem de erro deve ser a menor possível.
Veja as competências que as empresas buscam nos candidatos :
— Comprometimento e pró-atividade
— Boa comunicação e bom relacionamento interpessoal
— Criatividade e flexibilidade
— Capacidade de análise
— Facilidade para trabalhar em equipe
— Respeito pelas diferenças de idade
— Foco em resultado

Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário